terça-feira, 9 de outubro de 2007

Conto de Fadas


A minha opinião acerca dos "Contos de Fadas" é positiva. Poucos géneros se tornaram tão famosos com apenas um punhado de histórias, que quer seja internacionalmente ou mesmo só dentro do nosso país, são as mais famosas. Pode haver quem não tenha lido "O Código DaVinci". Pode haver quem não tenha lido "The Secret". Mas não há ninguém, ou quase ninguém, que nunca tenha ouvido falar dos 3 Porquinhos, do Capuchinho Vermelho e da bela Adormecida! falo dos porquinhos e no capuchinho porque os considero contos de fadas. E no entanto não têm fadas... então o que são, afinal, um conto de fadas?

Um "Conto de Fadas" é uma história simples, curta e original. normalmente tem escondida uma lição de moral, e não tem obrigatóriamente de ter fadas. A cola UHU é assim chamada pelo nome da marca mais famosa, mas existem tubos de cola "UHU" sem serem da "UHU". Não sei se me fiz entender...

Por outro lado, "Contos de Fadas" são demasiado pouco originais. São... são histórias sempre com o mesmo inicio, sempre com o mesmo fim. Tudo começa bem, tudo acaba bem. Há um problema pelo meio, que incluiu um lobo ou uma bruxa má. São de tal forma clichés que... ainda bem que já deixaram de ser feitos! No entanto, que estes perdurem para a eternidade, a rechear a mente das crianças... e, porque não, dos adultos!
E para vocês... o que é um conto de fadas?! :)