segunda-feira, 11 de junho de 2007

Mancha...

Olá a todos! Mais uma vez, peço-vos desculpa pelo tempo, e tal, mas estou a ter muito trabalho na escola! ^^
Desta vez quero-vos falar sobre algo meio abstracto. Mancha...

Ok, leiam de novo a palavra: "MANCHA". Que vos veio á cabeça?! Obrigatório responder quando comentarem o post :)

Uma mancha pode ser... uma nódoa da roupa, uma queimadura na pele, um excesso de cabelo num certo sitio... e, a niveis psicológicos, podemos considerar uma mancha uma opinião obscura...

Existem ainda outros significados, por exemplo, na banda desenhada existe o Mancha Negra e as manchas de petróleo no mar...

Na minha opinião, uma mancha é uma quebra de um padrão. Algo que está a mais, e que sobressai. Algo que contraria a maioria. Estarei certo?!

Este post é bem curto. É uma forma de analisarmos o significado de mancha. Mas, em contra partida, deixo-vos com um poema feito por mim. Fala sobre uma determinada mancha psicológica.

Até mais!! ;)

Mancha

Tens uma mancha dentro de ti,
uma personalidade oculta.
Algo que não és tu.
Uma mancha misteriosa...

Tens uma mancha dentro de ti,
que modifica a tua vida,
e que te torna diferente.
Uma mancha inovadora...

Tens uma mancha dentro de ti,
uma zona escura rodeada de alegria,
uma tristeza fria que cobre o teu olhar.
Uma mancha deprimente.

Tens uma mancha dentro de ti,
uma bactéria um um vírus psicológico,
que te destrói a alegria e a felicidade.
Uma mancha maldosa.

Tens uma mancha dentro de ti,
que ameaça destruir-te,
que te faz odiar a vida e o mundo.
Uma mancha perigosa...

Uma mancha misteriosa.
Inovadora.
Deprimente.
Maldosa.
Perigosa.
E essa mancha,
o que é?
(...)
Serei eu?...

18 comentários:

Unknown disse...

Quando pedes para dizer o quem vem logo à cabeça quando leio MANCHA é um aglumerado de tinta espalhado por uma superficie lisa, como um pingo de tinta que caiu. Resumindo, uma mancha de cor, na sua maioris Amarela, Laranja ou Vermelha.

Em relação à tua definição de MANCHA: concordo contigo, realmente, visto bem... uma mancha é algo que perturma a harmonia de algo, de um padrão.

Gostei do teu poema, muito giro, continua (até podias pensá-lo em colocar na Mesa Topásio do Reino).

Fica bem
e continua assim
AnaSax

Alexandre disse...

Mancha só há um, o Mancha Negra e mais nenhum!

O que seria da vida se não fossem as manchas, não poderíamos comparar as coisas más com as coisas boas, porque simplesmente tudo não passa de conceitos - o que é mancha para uns pode não ser para outros e vice-versa!

Um abraço!!!

NightmareGK13 disse...

hmm mancha. A primeia coisa que me vem á cabeça é nódoa, nodoa no sentido de que aquela pessoa é uma nódoa se é que me estou a fazer entender.
Mancha é algo negativo que significa algo mau algo. Macula defeito ou imperfeição.

fika bem

Tiago Mendes disse...

Ana,
já coloquei o poema no reino! ^^
E obrigado pela tua definição pessoal de MANCHA! ;)

Tiago Mendes disse...

Alex,
viva o mancha Negra!! XD
E o conceito de mancha realmente, como dizes, varia de pessoa para pessoa... por isso pedi para as pessoas explicarem aqui o que é uma MANCHA para elas.
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Nightmaregk13,
mancha é algo mau... disseste tu...
Opiniões nãos e discutem! ;)
Obrigado ^^

foryou disse...

"Manchaste-me de cor e brilho. Manchaste-me de ternura, quando deixaste o vermelho de teus lábios, manchar o meu rosto. E a mancha que me obstruia o coração dissipou-se para sempre."

Aqui tens 3 aplicações diferentes de "mancha" de entre as muitas que podiamos usar. Bem diferentes, não são?!
Dificil definir o conceito, não?! Dificil identificá-lo com bom e mau, não?!


Uma boa questão que aqui colocaste e de uma forma muito emotiva. Gostei!

Tiago Mendes disse...

Foryou,
gostei dessa tua estrofe. Quer dizer, é tu ou não?! XD
Obrigado pela apreciação e pelos comentários ;)

Alexandre disse...

Tiago,

fantástica a tua notícia em primeira mão sobre a Madeleine, pois eu ainda não tinha ouvido!

Obrigado!!! Até logo!!! Um abraço!!!

Anónimo disse...

Mancha?
veio-me à cabeça um borrão de tinta e ou uma nodoa.
Já tiveste "comentarios" bem melhores...

Tiago Mendes disse...

Alexandre,
temos a missão de nos informármos uns as outros ;)
Obrigado pela apreciação á noticia ^^

Anónimo disse...

Desculpa mas tenho de concordar com o Ricardo Rocha...acho que já fizeste reportagens bem melhores...apesar de tudo,adoro o poema...e quando penso na palavra mancha penso logo numa nódoa,ou qualquer coisa assim parecida...

P.S-Espero que continues a fazer boas reportagens!!

Sei que existes disse...

Lembro-me de ler livros do mancha negra há uns bons anos atrás!...
Bem, quando pensei em mancha a primeira coisa que me veio á cabeça foi mesmo uma mancha preta num fundo branco...
Não acho que uma mancha seja uma quebra de um padrão, uma mancha é uma manha, assim como um risco é um risco, um quadrado é um quadrado...
Beijinhos

Sweet Pimenta~° disse...

Mancha...

Penso em roupa manchada, porque quando eu era criança minha mãe sempre brigava muito comigo quando eu derrubava alguma coisa em meu uniforme da escolhinha....

¬¬

Gostei muito do seu blog, e pretendo vir aqui mais vezes...

^.~

Tiago Mendes disse...

Patricia,
obrigado pelo elogio ao poema! ;)
E pela tua ideia de mancha... ^^

Tiago Mendes disse...

Ricardo,
apesar de tudo obrigado pelo comentário... vou tentar fazer reportagens melhores, então... ;)

Tiago Mendes disse...

Sei que existes,
e viva o Mancha Negra, não é?! XD
Obrigado pela opinião e pelo comentário! ;)

Tiago Mendes disse...

Juh,
gostei imenso desta tua primeira visita ao meu blog! :)
Obrigado pela tua história e comentário! ;)