domingo, 3 de junho de 2007

O Mundo dos Sonhos...

Olá a todos, e desde já desculpem pela demora na construção deste novo post!! Desta vez, decidi finalmente seguir a ideia da Patricia Cruz (obrigado a ela) de colocar aqui qualquer coisa sobre... sonhos!
Gosto sempre de começar por uma experiência pessoal. Por minha parte, já sonhei mais do que sonho. E agora os sonhos podem tornar-se mais abstractos, talvez porque a minha vida está notavelmente mais metódica e abstracta. Vou-vos contar um sonho e um pesadelo meu que tive á uns anos.

Estávamos no ano 2000, e isto eu lembro-me muito bem, quando se deu um pesadelo que nunca mais esqueci. Estava eu e mais uns amigos meus, todos de 7 anos, a andar de jipe no deserto. Do nosso lado esquerdo estava uma duna gigante. Um dos meus colegas, o Pedro (isto não faz mal referir nomes pois não?! XD) parou o jipe e eu, o André e a Alice saimos do jipe. Avançámos e começámos a subir a duna, o pedro sempre nno carro. Quando chegámos ao topo... BU!!!! Gritou a Mona Lisa :X (isto tem a ver com uma fobia que eu tenho á mona lisa, num próximo post explico). A mona Lisa veio a correr atrás de nós e os meus colegas entraram rapidamente no carro, ficando eu para trás. O carro arrancou, virei-me para a Mona Lisa e ela foi-se aproximando, aproximando...

Acordei.

Quanto ao sonho propriamente dito, lembro-me de um quando tinha 5 ou 6 anos.Estava a andar no deserto, sem nada para beber nem comer quando vi um café ao fundo, sozinho no meio de nada. Curiosamente, comecei a ouvir aquela musica do Whiskie JP, que existia antes. Depois, o café estava cheio da laranjas, e eu comi muitas, sempre a ouvir a musica...

Acordei.

Diria que os sonhos podem tornar-se bastante curiosos. São como que o nosso sub-consciente a tentar mostrar-nos os nossos medos e os nossos desejos. É como que a parte que nós não controlamos de nós mesmos se queira mostrar. Porquê? Não vale a pena tentar responder, a não ser que o nosso sub-consciente nos responda através de um sonho.

Os sonhos são vistos de maneiras diferentes pelas mais diversas zonas do mundo, grupos sociais mas, acima de tudo, diferenciam-se pelas religiões. Por muitas, são considerados uma "Visão do Futuro" ou mesmo do presente e do passado, noutros planos da existência. Será? A pergunta não pode ser respondida exactamente pela mesma razão de existirem centenas de milhares de religiões. Cada um tem a sua resposta. A sua fé...

Sonhar. Sonhando. Sonhou. Sonhará...

Sonho. Sonhei. Sonharei. Sonho...

Sonha!! Sonharia. Sonhando. Sonhou...

E Vocês? Já alguma vez sonharam? Conheço pessoas que nunca se lembram de ter sonhado, apesar de já o terem feito. Querem partilhar algum sonho em especial?!

Obrigado pela paciência... e bons sonhos! ;)
-----------------
A tocar: Dreamer dos Supertramps. Musica velhinha, mas muito linda! Adequada ao tema sonhar, sem duvida... oiçam até ao fim! ;)

21 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sei que já sonhei muitos sonhos, mas agora nao me lembro de nenhum.
desculpa nao poder partilha-los contigo; se me lembrar amanhã ou depois de amanhã, ainda de digo qualquer coisa

Tiago Mendes disse...

Ricardo,
está bem, fico á espera desses sonhos! ;)
Obrigado pelo comentário ^^

NightmareGK13 disse...

Sonhos, olha i ta uma cena ke na se fala mto hoje em dia.
a propósito de sonhos tenho um ke por acaso bastante interessante, e mto realista.
pa kem ja me conheçe sabe sou um sonhador.
Este surgiu-me kando estava a escrever no meu livro e deixei-me dormir a meia-noite. apareco eu a vaguear numa cidade (estilo Eldest Eragon etc algo muito fantasista)
kando uma elfo (sim mas kek posso fazer so controlo alguns sonhos XD) aproxima-se de mim abraça-me e beija-me. logo após acordei de manha com a minha mae a dizer-me pa acordar (na tenho despertador XD) o mais estranho e o ke tornou isto realista foi eu sentir o frio do resoto dela e do corpo dela.

Tou a curtir do blog continua com posts destes
fika bem
XD

Alexandre disse...

Ainda bem que gostas desta música dos Supertramp pois ela apareceu muito antes de tu nasceres.

Quanto aos sonhos, há sonhar e sonhar. há ir e voltar!

Curiosamente não me lembro da maior parte dos sonhos, embora a ciência prove que sonhamos todas as noites. Depois, de longe a longe tenho uns sonhos (ou serão pesadelos?) em que me lembro de tudo com um pormenor incrível, inclusive, «conseguir» ler texto em línguas esquisitas. Pena que não se possa programar os sonhos, às vezes dava jeito...

Um abraço!

Unknown disse...

Há um tipo de sonho que me acontece muitas vezes. Estou na rua, começo a correr e, depois de alguns passos lanço-me para a frente e começo a flutuar no ar continuando a munha viagem calmamente. É uma sensação incrivel. Já me aconteceu sair pela janela do apartamento e voar pelo meu bairro visitando a casa dos meus vizinhos entrado pelas janelas (pode ser perigoso se for sonambulo). Por vezes eu acordo com o sonho mas consigo adormecer novamente e voltar a ele para dar mais uma voltinha. Bons sonhos...

foryou disse...

Sonho com frequência e com frequência me recordo. Pior mesmo é quando o sonho vira pesadelo.
E a música é linda, já não a ouvia há muito tempo

Unknown disse...

Oi Tiago, por acaso sou uma pessoa muita sonhadora, tanto que por vezes sonho acordada =P... é verdade, por vezes dou por mim numa outra dimensão/tempo enquanto ando na rua, vejo o que se passa à minha volta e tudo isso, mas a minha mente está noutra frequência... por acaso costumo sonhar com frequência (agora não tanto) e na maioria lembro-me dos sonhos... a maioria cheios de enignmas para resolver ou repetitivos. O último sonho que me lembro foi sonhar que encontrava um SkatePark atrás da minha antiga casa (onde morei à uns 7 anos atrás) e eu andava para lá de um lado para o outro a fazer manobras com Patins em Linha. é de salientar que nunca andei da patins em linha, só patins de Hoquei. e que tenho algumas basas de Skate, mas nunca foi num Skate Park...
Embora viva em Azeitão à uns 6 anos, ainda continou a sonhar com a minha antiga casa onde cresci, rodeada de rapazes e em liberdade. E embora anda na Faculdade quando sonho algo relacionado com a escola costuma ser na Minha Escola Básica, nunca na Escola Secundária ou na Faculdade, é estranho e por vezes confuso.


Fiquei bastante admirada de ver aqui o Nightmare já que o conheço bem por sermos amigos.

Fica bem e continua, estou a gostar do teu blog

Tiago Mendes disse...

Nightmaregk13,
sonhos realistas acontecem muitas vezes... o mais estranho é quando no sonho nos dão um livro e quando acordamos... BOLAS! Já não o temos... XD
Obrigado pelo comentário! ;)
E pela partilha do sonho!! ^^

Tiago Mendes disse...

Alexandre,
gosto mesmo muito da musica!!
E também já me aconteceu ler linguas que não conheço... sonhos não me faltam, portanto, para guardar na minha prateleira de sonhos!! XD
Obrigado pelo comentário! ;)

Tiago Mendes disse...

José,
só tive um sonho em que também tive a sençação de voar... insdiscritivel! =)
Obrigado pelo comentário e pelo compartilhamento do sonho! ;)

Tiago Mendes disse...

Foryou,
a música é linda, não é?! ^^
E sabes, eu até gosto quando tenho pesadelos... é bom explorar os meus medos! :X
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Ana Margarida,
adorei ler o teu comentário, pois fiquei a saber que não sou o unico que sonho acordado!! XD
Também já me aconteceu sonhar muito com o passado... sou um sonhador XD
Obrigado pelo comentário!! ;)

Anónimo disse...

Ah, sonhos. Um tema que me toca um tanto, devido à minha infância. Nunca te esqueças de sonhar quando dormes Tiago, nunca mesmo, eu gostava de poder sonhar com a tamanha facilidade que tinha quando era mais novo. Agora custa-me mais, a vida pesa cada vez mais. Alas, preciso de férias! XD

Bem, partilharei contigo, da mesma forma que tu, um pesadelo (como se fosse um pequeno conto) e um ou uns sonhos. Tentarei ser sucinto (mas já me conheces).

Eu tenho uma grande mania de sonhar acordado, imaginar, reencenar histórias (a minha/minhas mais propriamente), cria-las, evolui-las etc... estas têm um peso enorme! No entanto, nada se compara ao sonhar sem limite algum, livre do mundo físico, onde o sonho "ataca" directamente o cérebro. Nada menos que livre.
Eu sempre fui um adorador de sonhos, onde tu ganhas a consciência e te consegues sentir e controlar no sonho, é do mais belo que existe. Tive alguns do género, o mais frequente, nestes sonhos, era sempre voar, no entanto eu fazia-o de várias formas mas sempre como um animal xD Lembro-me de um outro sonho, em que era um pequeno gato, a viver uma pequena aventura num semi-mundo fantástico, com perigos e paz. E o mais giro, é que o sonho continuava, mesmo depois de acordar, na próxima noite, ele continuava. Tenho tantas saudades.
Outro, era a ilusão de poder. De conseguir fazer tudo quanto fosse possível na realidade: saltar alto, voar, levantar pesos enormes, construir maquinas ou edifícios sozinhos, etc... até são os mais comuns, porque é sempre o que o homem mais anseia xD

Pesadelos... Bem, quando eu era mais novo, tinha medo de vários monstros, mortos-vivos e até alienignas. Sonhava, temia-os, fugia, assustava-me e claro, gritava (no sonho). Era novo e por vezes custava-me acordar assim, querendo sonhos melhores. No entanto, uma certa altura, onde havia um monstro que me atormentava várias vezes nos pesadelos, surgiu num sonho, mas eu decidi enfrenta-lo. Ele nada fez e quando dei por mim, no sonho, estava a beber chá com ele XD
A partir desse momento, nunca tive pesadelos, mesmo nunca, quer dizer, relacionados com estes temas não, agora só pesadelos emocionais me afectam. Escusado será dizer que adoptei o monstro, dei-lhe um nome e, quando cresci, perdi o contacto com ele nos meus sonhos, logo decidi adopta-lo na minha história XD

Monstros e afins, são criaturas na mesma, não havia que teme-los. Especialmente quando são "fixes"! X:

Enfim, é tudo quanto posso partilhar, não querendo exagerar na escrita xD

Bons sonhos Tiago e lembra-te, sonhos quando novo, são únicos e especiais, nunca te esqueças e aproveita sempre ao máximo! ;)

Eu estas férias irei concentrar-me durante o sono e tentar ter um sonho que não possa esquecer.
Se conseguir e quiseres ouvir, eu conto-te como foi xD

Unknown disse...

Não é bem sonhar com o Passado... aliás lembro-me que na semana antes de começar a nomorar com ....... (não interesa quem foi) sonhei com ele, connosco e embora eu andasse no 12º ano esse sonho foi na escola Básica.... eu tinha a idade actual (do momento), ele também... só o espaço do sonho é que era na escola Básica....
Acontece muitas vezes sonhar com coisas actuais com a minha actual idade mas em espaços onde já não vou, que já não frequento.... e são sempre os mesmo, o terreno da minha antiga casa ou a minha escola básica.... é como se o meu consciente me fizesse lembrar os locais mais marcantes para mim

Anónimo disse...

Eu tenho poucos sonhos,mas aqueles que tenho,são sempre muito estranhos.Por exemplo...durante uma semana,sempre que pegava no sono,sonhava sempre que ia a passar perto da casa da minha avó(quem me conhece sabe perfeitamente onde é)e quando ia a passar para o outro lado um carro atropelava uma senhora que acabava sempre por morrer aos meus pés...A verdade é que passou-se muito tempo e nunca consegui ver quem era a tal senhora...XD
Ainda bem que fizeste a reportagem que eu pedi...agora podias fazer uma sobre a morte,que achas?(Sei que não é um tema muito apreciado mas é bastante falado a actualidade)..parece que isto me soou mal,mas pronto
Continuação de bom trabalho!!

Sei que existes disse...

Eu sonho quase ou mesmo todas as noites, e muitas vezes lembro-me do que sonhei, e com todos os detalhes do sonho!...
Beijos

Tiago Mendes disse...

Alfador,
boa sorte então com o monstro!! XD
Obrigado pelo comentário tão construtivo ;)

Tiago Mendes disse...

Ana,
percebo o que queres dizer... uma mistura, não é?! :)
Obrigado pela explicação ^^

Tiago Mendes disse...

Patricia,
quem seria a senhora?!
E quanto ao tema, vou já começar a preparar ^^
Obrigado!!! ;)

Tiago Mendes disse...

Sei que existes,
tens a sorte de sonhar :)
Aproveita-a! ^^
Obrigado pelo comentário ;)

Unknown disse...

antes quase nem lembrava dos meus sonhos,mas de um dias pra ca tenho tido uns pesadelos mto realistas alem de ser mto eskisitos vo compartilhar o ultimo com vcs

EU e uns amigos estavamos com espadas de samurai(katana) em uma igreja lutando ao lado de padres bispos e pastores contra humanos que tinham vendido sua alma,estávamos em desvantagem,depois eles pediram para eu sair quando estava indo encontramos um desses q era mto poderoso estávamos lutando e tínhamos mtas técnicas de combate fui arremesado para traz mas quando voltei esse msm cara fez um pacto com outro demônio mas ele já havia feito com outro então o demônio so levou a alma dele.
O demônio nos disse isso:Estou impressionado com suas forças,nem sei como vcs estavam lutando pau a pau com esse servo,vcs são sagrados e estão a direita de Deus.

Depois que ele sumiu os carros começaram a flutuar e andar sozinho neste momento veio um vento mto congelante,nesse msm dia seria aniversario de miguel um menino pekenino.Chegando na casa da minha irmã com mto frio entrei logo pra deibaixo da coberta e acordei com frio e espirrando.