quinta-feira, 24 de maio de 2007

"Quantas negas tiveste?"


Olá a todos! Peço desculpa á Patricia Cruz que me pediu para fazer uma reportagem sobre sonhos... prometo que a próxima será sobre esse tema!! ;) Isto porque não podia deixar de perder a actualidade de um tema que me inspirou muito ontem. E há um mês.

Vamos começar pela situação que aconteceu á um mês. A minha professora de portugu~es teve de sair de urgência da aula (por motivos pessoais) e veio uma outra substitui-la. Tinha sido a nossa professora do 5º ano, a ciências. Ah, e tal, foi engraçado, revê-la! E ela reconheceu quase toda a gente!!!! Menos a mim :X Senti-me estranho...

O que aconteceu, no entanto, é que ela, para meter conversa, começou a perguntar a toda a gente as notas do 2º periodo... da seguinte forma "Quantas negativas tiveste?".

:X
Começou pela outra ponta da sala. E o que foi certo é que, 70% das pessoas da turma tiveram pelo menos uma negativa. E alguns (não todos, óbvio) riam-se a dizer isto. E ela ia dizendo, divertida: "Ai, ai...". Chegou a minha vez:

- Quantas negativas tiveste?
(eu, influenciado um pouco pela minha mal disposição do caso da professora de português, respondi, prontamente)
- Ora, eu não tive nenhuma!! Não se lembra que eu era bom aluno?!...

E então lembrei-me que ela não se lembrava de mim. Mas o que me espantou mais foi ela não me ter perguntado "Quantos 5's?" "Quantos 4's?". Não. Passou ao próximo, sem mais assunto para falar.

A situação com que me deparei ontem na piscina municipal que frequento foi parecida. mas não foi directamnete comigo. O miudo X pergunta ao miudo Y (ambos têm 10 anos).
- Quantas negas tiveste?
- Ah, tive só uma... e tu?
- Tive já 3, a matemática e duas a história!! na minha turma toda a gente teve nega a matemática...

:X

Foi a gota de água para colocar algo no blog sobre este tema. Em primeiro lugar, porque história é a minha disciplina favorita e fiquei desolado ao ver que um miudo de 10 anos teve duas "negas". E a verdade é que 50% doas alunos não gostam de história. Ou mais...

Mas principalmente pela seguinte questão: Quantas negas tiveste?

A pergunta é, porque é que as pessoas perguntam quantas negas, e não quantos excelentes. Será por haver mais negas que excelentes. Ou por haver mais excelentes do que negas. porque é que as pessoas gostam mais de saber o positivo que o negativo?! ARG!! Dá-me uma raiva...

Qual a tua opinião acerca disto? Que pensas deste modo de pensar geral das pessoas?! estará na moda ter negativas?! Será uma pessoa melhor para os amigos por as ter?! :X
Obrigado por terem lido isto até ao fim! Dá a tua opinião sobre este tema, comentando o post! ^^


Já agora... quantos excelentes tiveste?! XD

---------------------------------------------------------

A tocar: "Oito Anos", de Adriana Calcanhoto. Todos nós já tivemos, ou vamos ter, oito anos. esta musica retrata, de forma perfeita, a idade dos porquês e das duvidas! ;)

25 comentários:

Anónimo disse...

Este tema é interessante...
Eu ja desci e so tive uma...e lá esta...matematica!
Nao era tudo mais simples sem matematica?

Tiago Mendes disse...

Catarina,
se calhar era mais fácil, mas a matemática é muito importante para desenvolver o raciocinio! ;)
Mas obrigado pelo comentário ;)

Anónimo disse...

À medida que fores crescendo, vais entendo melhor esta situação.
Maioria dos alunos são maus, mesmo maus, têm negativas e muitos nem sabem o que querem ser. Tu és bem instruído e tens uns pais bacanos, que te ajudam neste aspecto. Os meus eram muito brandos comigo, deviam ter puxado mais por mim na educação, mas não me arrependo de como me criaram obviamente. Cada pequena coisa, afecta o destino, se tal não acontecesse, não estaria aqui agora xD

Enfim, voltando ao assunto. Ter negativas não é fixe nem nada, mas é aceite pela maioria do pessoal, ou seja, é normal. É mais facil perguntar quantas negativas porque para além de serem mais numerosas, ter boas notas exige trabalho e ninguém gosta de ouvir essa palavra ou sequer "trabalhar".
Na faculdade... vais ficar espantado com quanto pessoal, mesmo crescido, é tão ignóbil e ignorante. Querem é conviver e ignoram a importância de notas, para um futuro mais desenvolvido e brilhante. Parece que é só mais para socializar. Errado, estás na faculdade, para tirar um curso, tornares-te produtivo para a nossa sociedade, sacrificando vários meses de trabalho para este feito e assim, o mundo roda, não à tua volta, mas tu com ele.

Enfim, lembra-te deste tema, e verás como vai a educação e também verás como é maior parte dos alunos. (No ensino tecnológico são mais que as mães, o pessoal não produtivo XD)

Mas bem... eu? Tive muitas. Excelentes? Hmm... Inglês, não me recordo de mais, mas sei que tive algures. Sou aluno mediano mesmo, com diversas qualidades.
Não acato uma pessoa ter domínio em vários conhecimentos, mas sim centrado em alguns, é por isso que estou na faculdade, para me especializar e ainda assim, sou obrigado a baixar o meu ritmo de trabalho em algumas cadeiras :p

Tiago Mendes disse...

Alfador,
como sempre, um comentário bastante construtivo, que vale por 10! XD
Agora a sério, concordo em tudo contigo,e quando chegar á faculdade virei ao blog para comentar sobre isso XD
Obrigado, mesmo muito obrigado, pelo comnetário ;)

Patrícia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tiago Mendes disse...

Este comentário de Patricia Mendes foi removido devido á falta de respeito para comigo ;)

Patricia, tem mais cuidado com o que escreves ^^

Anónimo disse...

concordo contigo.
Porque será que se pergunta " quantas negas tiveste " e nao quntos excelentes tiveste?
Espero que consigas reponder a esta pergunta TM.
Por acaso tive um Excelente, e sabes qual foi... :X

Sei que existes disse...

Infelizmente, parece que as pessoas teimam em avaliar os outros muito mais pelo que têm de negativo do que pelo que têm de positivo!...
Actualmente, vive-se num mundo de competição, em que no fundo (digo no fundo, porque muitas pessoas não o admitem...)todos querem ser o melhor, e como não o conseguem (muitas vezes porque simplesmente nem se esforçam para isso), preferem fazer comparações com as características menos favoráveis dos outros... É mais fácil aceitar a derrota se houver muitos outros derrotados!... Entendes?
Beijos

Clara Ferreira disse...

Hoje em dia é mais comum ter negas que positivas, um mau aluno é o típico estereotipo quando se fala de estudante.
Negas, a única que tive foi no 9º a e.f., o stor não gostava de mim, eu não gostava dele, eu baldava-me às aulas, ele ficava fulo, era uma relação feliz :X
Excelentes tive no 5º e alguns no 6º, infelizmente a façanha não se voltou a repetir pois entrou algo que influencia as notas além da preguiça, é o tal estereotipo.
Tu nunca sofreste de Bullying, considera-te feliz, a tua irmã infelizmente parece estar a sofrer por ser boa aluna. Os miúdos começam a olhar de lado para os que chamam "chicos espertos", julgam logo que boas notas implica uma pessoa arrogante, o que é mentira na maioria dos casos, e começam a implicar com elas.
Enfim, o que tenho a dizer mais é que notas no 2º e 3º ciclo não importam, desde que passes tudo serve. No secundário esforça-te, as notas que tiveres vão influenciar tudo o que fazes lá e inclusive a tua entrada no ensino superior. Podes muitas vezes pensar que vai ser fácil e não entendes porque muitas vezes estou nervosa e recuso-me a fazer trabalhos laterais. Mas acredita, é difícil, todos os dias tenho sobre mim a tensão de manter a média de 16, goste ou não da disciplina, tenha ou não que me matar por isso. Também espero que nessa altura só faças exames das disciplinas que assim desejares, eles dão mais complicações e inevitavelmente deitam 2 anos de trabalho a baixo...
Enfim, já comecei a desabafar bah XD
Bem, pensa nisto como os conselhos da velha prima ao primo mais novo *alisa as barbas e apoia-se melhor na bengala*

Anónimo disse...

por acaso é uma pergunta estranha.... será por muitas pessoas serem pessismistas???

enfim acho que é uma pergunta que vai ficar sempre nas nossas vidas!!! XD

Tiago Mendes disse...

Ricardo,
espero rewalmente responder a esta pergunta... sem resposta!! XD
E sei qual foi o excelente que tiveste, sim... :X
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Sei que existes,
realmente existe uma mistica de competição enorme, e isso não vai parar de crescer. Todos querem ser destacados... para melhor ou para pior :X
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Clara,
talvez o teu comentário mais construtivo cá no blog... gostei muito!!
Tudo o que disseste foi bem dito e não houve nada que ficasse por dizer... talvez por seres já uma anciã nestas coisas da vida... :X
Obrigado pelo comentário! ;)

*tiago vai comprar uma bengala nova e oferece-a á sua prima centenária*

Tiago Mendes disse...

Luis,
as pessoas são mesmo pessimistas, não são?!? XD
Obrigado pelo omentário ;)

Alexandre disse...

Muito elucidativo este post. Realmente parece que se faz o culto das negas, quando se deveria começar por perguntar quantos excelentes, ou pelo menos que notas tiveste, sem começar pelos aspectos negativos.

Também não compreendo a razão por que muitos alunos não gostam de história. A história é fundamental para percebermos o que nos rodeia, o presente e até muitos aspectos do futuro!

Um abraço!

Anónimo disse...

Acho que não está nada na moda ter negativas,aliás eu acho até que é sinónimo de alguma vergonha...
Tive 2 excelentes...costumo estar sempre no meio.Também concordo com a Catarina...era tudo mais simples sem Matemática,mas acho que esta disciplina é uma das mais importantes...

P.S-Este tema é bastante importante,até mais importante que aquele que eu sugeri...continuação de bom trabalho!!

Tiago Mendes disse...

Alexandre,
o culto das negativas existirá de facto?!
E isso das pessoas não gostarem de história é muito triste... :(
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Patricia,
essa de eu dizer que as negativas estavam na moda era mais para o poético que para outra coisa!!
E obrigado pelo teu comentário ;)

PS: a próxima será sobre os sonhos ^^

Unknown disse...

Tu realmente tens uma maneira de apresentar os temas que nos inspira imediatamente a responder (mesmo eu que não sou um habitué)Muitos parabéns!
Quanto ao tema em questão.
A abordagem da tua profesora é lamentável e significa que na verdade não veste a pele de educadora. Na verdade o que acontece na escola acontece também no emprego. Se tens boas notas (produzes muito) é porque és engraxador do professor (ou do chefe). Se tens má notas (ou produzes pouco), só se deve ao professor não prestar (ou teres um ordenado baixo). Este sentimento é um mal da geral sociedade e dos portugueses em particular. É a razão principal para a má situação económica de Portugal. Cabe a cada um de nós quebrar esta cadeia e valorizar o esforço do outros ultrapassando invejas mesquinhas. Continua a trabalhar. Na verdade, a força de vontade tem que ser desenvolvida e treinada quando não estamos sob pressão (no dia-a-dia). Quando estivermos sob pressão e em stress para estudar ou executar um trabalho difícil esse treino vai-nos dar uma grande vantagem.

Tiago Mendes disse...

José,
o teu comentário pode resumir-se num provérbio muito famoso: "De pequenino, se torce o pepino" XD
Obrigado pelo comentário ;)

Unknown disse...

«...Ou por haver mais excelentes do que negas. porque é que as pessoas gostam mais de saber o positivo que o negativo?!...»

Enganaste-te na pergunta ou não?? Se calhar queris dizer "porque é que as pessoas gostam mais de saber o negativo que o possitivo?" isto seguindo o raciocinio de todo post....

mas sim tens razão acho que as pessoas penguntam mais pelas negativas porque elas são comuns a todos, já os execelentes só alguns conseguem... como as pessoas não sabem se somos da pequena 'elite' dos exelentes, é mais vácil perguntar pelas negativas. Se não tivermos nenhuma pensam que somos muito bons (ideia esse que ficaria confirmada pela pergunta dos exelentes), se tivermos uma ou duas até nem está mal é porque somos como a maioria, com mais de três negativas as pessoas vêem que não somos empenhados e estamos a borrifar-nos para a escola... è assim que eu vejo esta questão de andarem a perguntar-nos as notas.

Quanto exelentes eu tive?? já nem me lembro, perdi-lhes as contas, mas eram quase sempre a Matemática e a Desenho. Negativas só comecei a ter no 9º ano a Francês porque embirrei com a Porfessora :P

Gostei muito do teu blog, penso vir cá mais vezes

Txau
AnaSax (Reino)

Tiago Mendes disse...

Anasax,
muito obrigado por teres vindo ao meu blog! =)
E sim, esse método de raciocinio pode ser muito bem ser uma das respostas á questão levantada!
Obrigado pelo comentário, e continua sempre a visitar o NOSSO UNIVERSO! ;)

foryou disse...

Ora aí está uma boa pergunta!!!

Porque diabo as questões saõ tantas vezes colocadas sob a forma negativa?!

O mesmo acontece muitas vezes com as regras "não se pode..." "não se deve..."

Tal como a informação dada aos encarregados de educação. Se se chamam para dizer "o seu filho tem 30 negas" ou " o seu filho explodiu a escola" porque não chamar também para dizer "o seu filho é um excelente aluno" ou o "seu filho tem vocação para cientista"

Na tua turma toda a gente teve nega a matmática???? Ou vocês são muito idiotas (o que eu não acredito) ou andam a ver passar os comboios ou... hum... o último ou não posso dizer senão ainda sou fuzilada.

Tiago Mendes disse...

Foryou,
metade das pessoas, em não estou incluido!! Nos dois nonos anos da minha escola, aí sim, nem uma positiva. Eu ando no oitavo, por isso! XD
Obrigado pelo comentário... ;)

Patrícia disse...

Acho que há pocua gente que tem 5's, e é mais embaraçoso dizer "não tive nenhum 5... :/" do que "Não tive negas! :D"