quinta-feira, 10 de maio de 2007

ABBA! =D


Olá a todos! =)

Em primeiro lugar, desculpem a ausência. havia perdido a passowrd desta conta e não tinha conseguido aceder ao site... =(

Mas nada melhor para começar do que falando de uma das bandas que mais marcaram o mundo. É mesmo considerada a segunda mais famosa, a seguir ao Beatles.

Senhoras e senhores:
ABBA! =D

Foi um grupo sueco que teve o seu inicio por volta de 1970, e que era formado por, curiosamente, dois casais da vida real: Björn Ulvaeus e Agnetha Fältsokog e também Benny Andersson e Annifrid Lyngstad. A união surgiu espontaneamente e a banda, num espaço relativamente curto de tempo, obteve um grande sucesso mundial.

Em 1974, a banda começou o seu verdadeiro sucesso externo ao seu país, participando no FESTIVAL DA EUROVISÃO DA CANÇÃO. A canção escolhida foi Waterloo... quem não a conhece?! Aliás, foi considerada pelo publico, em mais de 100 canções diferentes, a melhor de todos os festivais.

Outros sucessos marcaram a história desta banda, como por exemplo "Fernando" e "Thank you for the music" (pela qual estou viciado neste momento ^^). E uma das coisas que mais me impressionam neste grupo é que as canções têm uma amplitude de melodia de uma para as outras que é um espétaculo! Nem parecem a mesma banda...

Isto deve-se principalmente ás musicas que eles compunham reflectirem estados de espirito presentes na sua vida real e de casal. E foi exactamente por estarem casados que a banda se foi arruinando. Acontece que o os amores começaram a cruzar-se para dentro e para fora do grupo. As discussões aumenatram. E a quimica do grupo foi desaparecendo. Em 1982 gravaram um ultimo album, ABBA GOLD, onde guardava o sucesso das melhores musicas. Este album apenas continha duas novas musicas. The day before you came foi a sua ultima musica gravada em conjunto.

Actualmente, os ABBA têm a sua própria carreira a solo, menos os dois rapazes, que trabalham em conjunto no mais famoso musical de sempre: "Mamma Mia!". Tem as suas vidas e familias separadas e decidiram não voltar a cruzá-las. A uma proposta em 200 para o regresso da banda, a troco de 1 bilião de euros, a banda respondeu que nem que lhes dessem o dobro eles voltariam. O auge já havia passado.

Para nós, resta-nos uma vasta galeria musical deixada por eles. Um verdadeiro legado... pesquisem pelas musicas anteriormente referidas, pois são as mais famosas e fixes! ^^
E vocês?! Conhecem a banda? O que acham do seu sucesso e das suas musicas? Achas que deviam de voltar? E, finalmente, gostas do género de musicas dos anos 7o e 80?! =)

Responde a estas perguntas comentando o tópico!
Um abraço para todos! ;)
Tiago =D
PS: Vou tentar colocar coisas cá no Blog com mais regularidade, se possivel ;)



30 comentários:

Anónimo disse...

ABBA... Já ouvi falar sim Sr. :p Por acaso conheço algumas musicas engraçaditas, apesar de ñ ser o estilo de musica que costumo ouvir :p

Espero por novos posts assim tipo dia sim, dia não ^^


* Pedro sai do PC, vai estudar Geog. ao som de: Toploader - Dancing in the moonlight *

Tiago Mendes disse...

Poliest3r,
em primeiro lugar obrigado pelo comentário ;)
E, depois, gostava de te "congratular" por conheceres algumas musicas, mas também de te amaldiçoar por não gostares muito delas!! xD
va, um abraço! ;)
Ah, e vou tentar, realmente, colocar dia sim dia não, pelo menos ;)

*Tiago vira-se para o lado e sussurra: já engraxei mais outro para o blog* XD

Anónimo disse...

ABBA, os grandes xD
WATERLOO... PROMISE TO LOVE YOU FOR EVER MORE!

Um grupo que deixou a sua marca e terminou aí, não devem continuar porque tal como foi dito, a química acabou. E quando acaba, não se deve continuar, eles têm grande respeito (e pipas de massa) pela musica, senão continuariam.
Tal como o Bill Waterson não quis fazer o desenho animado do Calvin & Hobbes. Fez tudo que tinha para fazer e parou. E acho muito bem, mesmo que tenha sido seduzido com montes de dinheiro manteu os seus princípios.

Era ridículo voltarem, especialmente já que não se amam mais :V

E se conseguiriam felizmente separar e viver felizes, então o seu trabalho ficou feito.
ABBA marcou grande parte do mundo... viva os 70s! xD

Clara Ferreira disse...

Como podem os dois gajos terem trabalhado num musical se um deles morreu? :X *esconde-se*

Tiago Mendes disse...

Alfador,
mais um excelente comentário a um post deste blog!
És cá dos meus, também gostas dos ABBA!! E viva os 70's! xDD
Um abraço ;)

Tiago Mendes disse...

Clara,
pesquisei por todo o lado e, pelos vistos, existiram rumores mas nenhum morreu! pelo menos até á 4 meses atrás não, em principio! :\
Mas obrigado pelo comentário ^^

Alexandre disse...

Este post vem muito a propósito pois este sábado realiza-se mais um Eurofestival. Só que estes eurofestivais não tem nada a ver com os dos anos 70 - quando eu penso que se atingiu a maior qualidade - e a provar isso o facto de os ABBA terem sido o grupo saído dos festivais que mais promoção e sucesso teve a nível mundial. Já vi documentários sobre as tournées deles e era uma loucura, não sei mesmo se seriam superiores aos Beatles em termos de popularidade.

Quanto ao tema Waterloo lembro-me de o ouvir na rádio no dia desse Eurofestival e o locutor dizer que era um tema muito forte para essa noite - mas eu não tive dúvidas: tive a certeza que eles iam ganhar mesmo não conhecendo as outras canções. E esse festival de 1974 foi talvez o melhor de sempre. Felizmente tenho-o gravado naquelas cassetes antigas. Lembro esse dia como se fosse hoje.

Os ABBA sobreviveram até ao princípio dos anos 80, mas ninguém pode negar que marcaram a música ligeira a nível mundial. Gosto muito de os ouvir e é difícil escolher a melhor canção, talvez I do, I do, I do; ou So Long; e tantas outras.

Um abraço. Bom regresso, Tiago!!!

Tiago Mendes disse...

Alex,
mais um bom comentário! de facto, quem me dera também ter visto esse Euro festival. Depois emprestas-me a cassete lol
Obrigado pelo comentário e pelo testemunho ;)

PS: Também vou ver o Eurofestival ^^

Patrícia disse...

Bem,bem...há muito tempo que não via um post de jeito!(sem ofensa!).
Bem,de qualquer maneira,estão todos muito bons,só disse isto por causa do "há muito tempo",porque há muito tempo que não postas aqui no blog!
Está muito bom,sim senhor.
Adoro os ABBA e,como tu,também estou a gostar muito daquela música,aquela do "Thank you for de music",etc,etc...

*PAtrícia começa a jogar "Theme Park World"*

Tiago Mendes disse...

Patricia,
ainda bemq ue também gostas dos ABBA! xD
E quanto á tua quiexa vou tentar remediá-la, postando mais e com mais qualidade ^^
Obrigado pelo comentário ;)

Anónimo disse...

Sim,já conhecia a banda..."Thank you for the music..."xD.
Não é o meu estilo de musica preferida mas,sim,conheço algumas...

P.S-Bem-vindo de volta!!!

Tiago Mendes disse...

Patricia,
obrigado eplo comentário e também "thank you for the music" XD
Até uma próxima ^^

Anónimo disse...

Ha pois e'!
Uma grande banda mama mia!
@@

Tiago Mendes disse...

Catarina,
MAMA MIA!! Um comentário pequeno mas gretificante xD
Obrigado pelo comentário e volta sempre ao NOSSO UNIVERSO! ;)

Anónimo disse...

Os meus comentarios' sao sempre grettificantes!
Sem duvida'!!
Hahahahhah! ^^

Tiago Mendes disse...

Pois são! xDD
PS: Clara ferreira... tinhas dito que um deles tinha morrido. Só se foi há bem pouco tempo... não encontro em lado nenhum que algum deles tenha morrido ^^

Alexandre disse...

Óptimo, a música ficou perfeita e tem tudo a ver com a finalíssima de amanhã, parece que Portugal foi eliminado, não foi? Com esta entrada dos novos países e a votação pelo público é mais que provável que Portugal nunca mais consiga fazer alguma coisa no Eurofestival!

Este Waterloo é realmente uma das melhores de sempre do Eurofestival, mas para mim a melhor é a dos Shadows, Let me be the one, 2.ª classificada no ano seguinte, em 1975.

E nos anos 60 também houve grandes músicas, que se tornaram clássicos. Muitas delas estão naqueles CDs que te gravei.

Um abraço. É bom que os mais novos revivam outros tempos em termos de música e não só. Não quer dizer que não se faça boa música, agora, faz-se e muito boa, mesmo em Portugal, mas o que se fez há 20, 30 anos merece ser repescado e relembrado. Obrigado por fazeres isso!!!

Tiago Mendes disse...

Alex,
só divulgo este tipo de musicas porque gosto!! lol
estava a brincar!
concordo contigo ;)
um abraço...

PS: Portugal foi mesmo eliminado xD

Unknown disse...

Os Abba não são a minha banda favorita. As minhas preferências sempre foram mais para a zona do Rock.
No entanto é sempre um prazer ouvir as suas músicas. Não podemos evitar de cantarolar ou bater o pé. Não há dúvida de que eram grandes compositores e intérpretes e deixaram-nos uma música que não envelhece com o passar do tempo.
Vale a pena continuar a ouvir...

Tiago Mendes disse...

José,
realmente, o que eu pensei no inicio da frase que tu ias dizer era "por isso não gosto...". xD
mas depois já gostei mais do teu comentário xDD
Obrigado pelo mesmo, e que continues sempre e visitar o blog ;)

PS: ABBA 4ever! ^^

foryou disse...

ABBA... recordo! Claro! Foi um sucesso quando surgiram e convenhamos que tinham algumas musicas muito bonitas.Não fazem muito o meu género, mas tenho de reconhecer.

Voltar?... hum... tudo tem um tempo certo. Creio que o tempo certo deles terminou (ou não... quem sabe voltariam a fazer sucesso...)

E sim, gosto de muita da música dos anos 70-80, mas eu sou suspeita que vivo atrelada à música :)

Tiago Mendes disse...

Foryou,
é isso mesmo! Quem sabe não fariam sucesso se voltassem. Nem que fizessem apenas mais uma tornée europeia, ou assim... ;)
Obrigado pelo comentário e continua sempre a visitar o blog!!

Anónimo disse...

tiago acho que isso foi uma das mais espectaculares ideias que tivestes a tua imaginazao vai muito longe continua essa cabezinha da para mais do que tu pensas aproveita .

Tiago Mendes disse...

Claudia,
obrigado pelo insentivo!
Continua sempre a visitar o blog! ^^

Unknown disse...

Bem, bem-vindo de volta primeiro que tudo! Quanto aos ABBA, sempre gostei de os ouvir, muito boa banda! O meu gosto de música range desde a musica dos dias de hoje (rock, metal etc) como System of a Down Dragonforce e muitas mais que não rock, até aos 80's e 90's (as vezes 70's)! Como Eagles, Rolling Stones, Aha, etc!

Keep up the good work :)

Tiago Mendes disse...

Tiago,
também gosto desse tipo de musicas... antigas então!!
Obrigado pelo comentário ;)

Anónimo disse...

OI TIAGÃO,
SOU MUITO FÃ DOS ABBA E FICO TRISTE TODA VEZ QUE ESCULTO QUE ELES NÃO IRÃO VOLTAR A CANTAR JUNTOS...
FALA SERIO FOI UMAS DAS MELHORES BANDAS DOS ANOS 70...
D+ ME AFEICOU MAIS COM A AGNETHA POIS ELA CANTA MUITO TAMBEM COM UMA VOZ DESSA QUE ELA TEM...
GOSTARIA QUE VC ME MANTESSE INFORMADA SOBRE ALGUMA NOTICIAS DELES... MEU IMAIL É: cyrok_tctb@hotmail.com
BJUS VALEU.

Anónimo disse...

O que vocês não sabem é que o CD (Compact Disc) que foi lançado pela primeira vez no mundo 17/08/1982 era com eles> ABBA.
ABBA 4 ever.

Anónimo disse...

oi tiago,

ouço ABBA direto baixei clips, musicas em mp3 ja ouvi dezerem que uma delas e um deles havua morrido, se é especulação legal ainda bem , achei que abanda tinha acabado por morte se não ok, melhor ainda.
me deixe informado sobre qualquer novidade deles. email: jgm18@ig.com.br
geraldo

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel