terça-feira, 20 de março de 2007

A Gravidade na sua Globalidade...


Olá a todos! =)
É verdade, cá estou eu de novo, desta vez para vos falar de um dos temas sugeridos por os "meus" leitores! A Gravidade!!


Pois, como já devem estar a pensar, este tema obrigou-me, amsi uma vez, a ir pesquisar algumas coininhas, mas prontos! Vamos lá a começar isto...
A Definição de Gravidade é:

Gravidade é a atracção mútua exercida entre dois corpos. E é dificil definir melhor!

A primeira pessoa que teve uma noção de que existia a gravidade foi Aristóteles que, apesar de não saber um décimo do que se sabe hoje, já tinha a noção, que corpos com pesos diferentes caiam em tempos diferentes lançados do mesmo ponto de altitude. Um pouco amis tarde, Galileu Galilei comprovou isso, formando formulas que diziam que quanto mais pesado era um corpo, com amsi rapidez ele era atrido para o seu centro de atracção. Mas a principal pessoa nos estudos "primitivos" da Gravidade foi Isaac Newton, com os seus estudos conhecidos pelo mundo como "Os da Maçã"!

Quam ainda não ouviu falar da história do Isaac e da maçã ponha o dedo no ar! *Eu... eu...*

Pois, eu até desculpo... bem, Newton estava a descansar por baixo de uma árvore quando lhe caiu uma maçã em cima da cabeça. olhou para cima e, ao olhar para a maçã e para a lua, interrogou-se.
"Ora... porque é que a maçã me caiu em cima da cabeça e, a Lua que é muito mais pesada, não cai para cima da Terra?!"

Ora, Isaac!! sabias que não foste a primeira pessoa que estavas a expor essa duvida oficialmente? Já leonardo da Vinco se tinha concentrado nessa questão, sem ter resulatados positivos. Apenas expeculações sem nexo...

E a resposta é!!!:

Devido ao constante movimento que a Lua tem em volta da Terra, é exercida sobre ela uma outra força que, neste caso, tem o mesmo valor da da Gravidade: A força Centrifuga!! Esta tem como "objectivo" empurrar e não puxar para si os corpos! Como os valores das duas forças são iguais, a lua matém-se sempre á mesma distância da Terra!

Pois bem, acho que isto deve ser o suficiente para uma análise "rápida" neste blog, talvez mais tarde voltemos a este assunto! relembro que continuou á espera de sugestões para o blog, tendo já outras na manga que me foram dadas por outros leitores...

Xau e até uma próxima!... =)

14 comentários:

Anónimo disse...

Melhor post até agora na minha opinião ^^

Esclarece mtas duvidas sobre o assunto e está bué complto etc...

Keep posting :)

Hei-de me lembrar de outra sugestão antes do inicio das férias ^.^

Tiago Mendes disse...

Pois bem, Poliest3r!
É de relevar que a sugestão foi tua, e sugestões neste momento não me falatm, realmente! Mas quero ainda mais!!! xDD
Obrigado pelo "elogio" (o post agradece) e pelo comentário ;)

PS: Fico á espera dessa sugestão xD

Unknown disse...

Boas, como sempre, bom post.
Gostei muito da informação bem sintetizada sobre como a gravidade foi "descoberta" e os principais pioneiros no seu descobrimento/conhecimento. Eu não sabia que Leonardo Da Vinci tinha pensado na gravidade em qualquer altura!

Bem, não tenho nada mais a comentar...

Continua com os boms posts. -_^

Anónimo disse...

Não te esqueças que até antes de Leonardo, já os Chineses faziam esses estudos XD

Mas sim é verdade, gravidade é uma atracção entre dois corpos, até nós temos uma atracção perante qualquer corpo que possamos ter na secretária, mas é tão pequena que nem se chega a deslocar Ö

A função da gravidade dá-se por... A Força de atracção gravítica é igual à Componente Gravítica Universal a multiplicar pelas Massas dos dois corpos em questão, a dividir pela distância ao quadrado entre os dois. Ou seja:

F = G.(M1.M2)/D^2 , quem trabalha com calculadoras texas entende melhor XD
E portanto, esta força é igual para a Lua e Terra, por causa da distância, criando um par Acção-reacção (Lua e Terra) por parte de ambas as forças! :V
Se por alguma eventualidade as Massas destes corpos mudasse ou a distância fosse afectada, havia a probablidade da componente gravitica mudar e causar um disturbio na sua orbita eliptica Ö Mas a Lua simplesmente esta a afastar-se da Terra felizmente :V

E não se esqueçam, um corpo de 10 kg tem exactamente a mesma aceleração, numa queda, que um corpo de 1kg, a única coisa que provoca variações de velocidade é o atrito do ar! E agora chega de Fisica Ö
...
*Vai estudar Fisica*

Sei que existes disse...

Muito interessante! Gostei da explicação!
Beijocas

Anónimo disse...

Bem, para um rapaz de 13 anos estás muito informado! Parabéns!

Tiago Mendes disse...

Tiago,
como sempre, bom comentário!
Espero que tenhas esclarecido alguma duvida com isto ;)
Obrigado ^^

Tiago Mendes disse...

Alfador,
comentário construtivo, sem duvida!
Obrigado ;)

Tiago Mendes disse...

Sei que existes,
obrigado pelo elogio! ;)
Continua sempre a visitar o blog ;)

Tiago Mendes disse...

COnstança,
obrigado pelo elogio!
Continua sempre a visitar o blog! ;)

Anónimo disse...

oi tu es espectacular as tuas ideias sao otimas continua assim eu quero ler mais coisas giras .

Tiago Mendes disse...

Claudia,
obrigado pelo incentivo! ;)
Continua sempre a visitar o blog ^^

Anónimo disse...

Perfeiito!Com informações certas e que me ajudaram muito.
Obrigada *-*

Jheury jes disse...

Cuidado ao publicar, sou físico. Olha o que Galileu provou, é que tirando o atrito, corpos chega ao solo, independente de sua massa (amasse uma folha e a joge com o caderno, chegaram juntos; agora desdobre a folha com o a infuencia do ar, ai sim o caderno chega primeiro.
Galileu Galilei começou os estudo, na era moderna, ele morreu no ano que Isaac Newton nasseu (1642)