quinta-feira, 8 de março de 2007

O Vidro e a sua história, reciclagem, criação...

Olá a todos! =)
Hoje, venho-vos falar sobre um dos muitos temas sugeridos que me chegaram ao ouvido. Um dos "espectadores" deste blog sugeriu-me este tema por email.
O Vidro.
Tenho que vos confessar que não foi propriamente fácil preparar este post, pois pesquisei um pouco antes de dizer alguma coisa... pois bem, mas começemos então a dizer o que interessa!


O Vidro, na sua forma mais pura, é um material sólido, duro, relativamente frágil e transparente, sendo esta a sua principal caracteristica. Pensa-se que o vidro tenha surgido por acidente na altura dos fenincios: um grupo de marinheiros começaram a mandar objectos para a fogueira entre os quais pedaços grandes de natro (carbonato de sódio, o principal agente do vidro). A fogueira aqueceu tanto que acabou por derreter o natro, fundindo-se. Foi o primeiro "vidro".


É claro que a industria do vidro só foi especializada mais tarde, quando se descubriram as sua vantagens. Era transparente, relativamente leve, práctico, ergonómico e muito decorador (conforme as formas que se obtinham na su fabricação). O vidro apenas pode ser manuseado no seu estado liquido, que apenas se pode obter a uma temperatura de cerca de 1550 graus centigrados. Esta temperatura varia de vidro para vidro.

A meados do século XIX, aindustria começou a apostar no vidro para recipientes (garrafas, por exeplo), objectos decorativos, instrumentos ópticos, etc... curiosamente, o vidro utilizado para janelas só viria a ser descoberto em 1910!!


Pois bem, tendo vocês já ouvido algumas informações sobre o vidro (será que aprenderam alguma coisinha?!), gostava que me dessem exeplos de mais objectos do nosso quatidiano que são feitos destes materias. Tu usas este material no teu dia-a-dia? Como seria o mundo sem o vidro?!? Comenta este post e dá a tua opinião ;)Até a uma próxima!! =)




16 comentários:

Anónimo disse...

Bom post ;)

Tou a espera da minha sugestao... Faz uma reportagem elaborada sobre aquilo ^.^


Xau o/ o/

Tiago Mendes disse...

OK, Poliest3r... ;)
E, já agora, a sugestão que ele deu por email foi sobre a Gravidade! repito, quem quiser dar sugestões de tema, envie por email!! E este tema sugerido entrará para lista de espera!! ^^
Xau e obrigado pelo coment ;)

Anónimo disse...

Bem,acho que se não houvesse vidro no Mundo,haveria muitos mais assaltos.Ás vezes,costumo usar no dia-a-dia o vidro,nas garrafas...(vou entrar para a lista de espera e espero que a minha sugestão seja aceite)Mais uma vez um bom trabalho
Adeus

Anónimo disse...

Belos posts que andam para aqui. De facto de muito valiosa informação e sempre interessantes.

Segue, segue, segue para cd vez melhores :]

Tiago Mendes disse...

Patricia,
a tua sugestão sobre fotografia está no topo da lista de espera, sendo que se calhar sexta feira irei colocá-la aqui no blog!
E obrigado pelo teu comentário ^^

Tiago Mendes disse...

Priiiiiiiiiiima sara,
obrigado pelo incentivo! ^^

Anónimo disse...

Bom post, vejo que seguiste o meu comentário :)

Tiago Mendes disse...

Tiago,
foi mesmo aproveitando a tua sugestão! ^^
Obrigado pelo teu comentário ;)

Anónimo disse...

Sem vidro provavelmente seria tudo agora feito com plástico XD Mas como isso é uma invenção relativamente recente, provavelmente não teriamos janelas, senão das crudes de madeira.
E teriamos também menos mulheres peneirentas, visto a ausência de espelhos Ö

Vidro usado para janelas, do especial, porque de certeza que já o tinha-mos bem antes no seu modo mais primitivo, as vitrinas da igreja, o vidro pintado por exemplo :V
Não confundam que aquela data, 1910, implica a criação das nossas janelas com uma base de... esqueci-me do nome =.x.= Digo plástico.

Uhm... Janelas, os meus monitores, telemóveis, relógios. Existem tantos vidros, apesar de uns já serem derivados do plastíco O:

Mas, sem vidro não teriamos o prisma, nem o estudo do espectro da luz, não tinhamos televisão, nem fotografia, nem a lâmpada, Química D: ... não teriamos tanta coisa que dificilmente consigo nomear tudo o:

Henrique Gandum disse...

Olá Tiago!
Gostei muito do teu post.
O mundo sem vidro seria horrível, eu penso que seria tudo bem mais escuro,
talvez estivéssemos ainda na idade-média.
Ah,ah,ah!
Adeus!

Clara Ferreira disse...

Vidro é giro, porquªe? Se partires um ficas com a mão cheira de feridas D: (Tenho somente duas horas de sono em cima e níveis demasiado elevados de cafeína, não ligues ao que eu digo)

Tiago Mendes disse...

Alfador,
realemte, agora muito do vidro já é derivado do plástico. Ou será que é o plásctico que é derivado do vidro?! :x
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO ;)

Tiago Mendes disse...

Talvez não estivessemos na Idade Média... xD ou se calhar sim!!! XD
Obrigado pelo comentário :X ;)

Tiago Mendes disse...

Clara,
a elevada dose de cafeina deu-te a volta ao cérebro :X
Obrigado pelo comentário ;)

Anónimo disse...

IBAP - INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ARTEFATOS PLÁSTICOS S/A
CONHEÇA CASA HAMBIENTAL (FEITA INTEIRAMENTE DE MATERIAL PLÁSTICO RECICLADO!)
SITE: http://www.ibap.ind.br
E-MAIL lones@ibap.ind.br

Yaya disse...

O vidro não é um material sólido, todo mundo devia saber que ele é um tipo de líquido mas que SE COMPORTA ou age (como preferir) como sólido...