segunda-feira, 21 de maio de 2007

Será regra pertencer a um dos três grandes?!


A última jornada mais renhida de sempre do futebol português acabou! E os resultados finais do campeonato, curiosamente, foram iguais aos do ano passado:

Porto: 1º Lugar
Sporting: 2º Lugar
Benfica: 3º Lugar

Qual a minha reacção a tudo isto?! Normal. Por mais que possa parecer, o meu clube não é nenhum destes 3. Prefiro um outro que, apesar de tudo, parece caminhar nas sombras mas esconde em si resultados melhores do que lhe fazem crer.

Sempre que me perguntam de que clube de futebol eu sou, parece que fico embaraçado, e ás vezes prefiro que as pessoas que já o sabem respondem por mim. Ainda mais embaraçado fico quando me perguntam "És do benfica?". "Não". "És do porto?"."Não"."ah, então és cá dos meus, do Sporting!!". Como se só existissem 3 clubes de futebol!!!

Por isso, quando me perguntam de que clube de futebol sou, respondo sempre desta forma.
"Ah, não ligo muito ao futebol, mas o clube com que mais simpatizo é..."

Estão a perceber? Dar aquela introdução á resposta ajuda as pessoas a terem a noção de que eu não sou tão maluco assim. E sempre que digo de que clube sou, sou quase sempre minimamente gozado...

"O quê?! És do quê?! Ai, Tiago, o que é que te passou pela cabeça!!"
Ou então.
"Só podes estar a brincar comigo"
Ou então.
"O quê?! Hahaahhahahahah.... donde é que te passou essa ideia?! Hahaha..."

Agora percebem porque é que me sinto sempre atrapalhado quando me perguntam de que clube sou?! Parece que normal, normal, normal, só é quem é dos três grandes ou então não ter clube ainda se aceita... agora ser de qualquer um dos outros, que ainda por cima não nem Sporting de Braga, Boavista ou Belenenses, que até são relativamente conhecidos e bons, é sempre motivo de gozo ou brincadeira.

E agora meti-vos piolhos na cabeça. Criei-vos demasiada espectativa e vão ficar desiludidos. O "meu" clube de Futebol é o Nacional da Madeira (selecionem o espaço branco da linha de cima e desta com o rato do computador para verem qual é o clube, e se não o quiserem ver não vejam...)

Não é que seja um clube mau, mas as pessoas perguntam sempre: "mas tu por acaso nasceste na madeira?! E eu digo que não. Tem uma longa história. Contar-vos-ei qualquer dia! ;)

Ser de um dos três grandes hoje em dia é quase regra para ser normal. Porque o futebol faz parte da vida. E quem não segue a regra geral, já não é normal. Pelo menos é o que acontece sempre comigo!.... Espero que este post tenha servido de alguma coisa (acho que não, é tão pessoal :X)... E vocês?! São de que clube?! Gostaram de ver o Porto ganhar?! Que acham sobre esta "descriminação" futebolistica?!

Um abraço a todos!! E parabêns ao Futebol Clube do Porto!! :/
---------------------------------------------------
A tocar: Força, da Nelly Furtado. Foi a musica oficial do Europeu de Futebol que decorreu em Portugal em 2004. Ao menos aí estivemos todos unidos pela mesma nação :X

26 comentários:

Anónimo disse...

Isso é uma enorme palhaçada, mas tens completamente razão! As pessoas reagem como, se não fores da deles, se fosses o destruidor do mundo, que estás completamente errado!

Eu digo não te retraias, diz com orgulho o que és, o teu clube, sem te retraíres. Se perguntarem porquê, tu sabes responder, eles não! E isso sim é que conta na diferença. Obviamente que muitos que podem ignorar, mas isso é parte do nosso mundo xD

Eu sou do melhor clube de sempre, de Nenhum! sim, tenho um ódio afinado por futebol, só o vejo como... olha, Roma antiga, para que servia o Coliseu e os gladiadores, etc... hm? Para distrair o povo, para o manter feliz, impedir a revolta, e funcionava! Ai se funcionava! Futebol não serve nada mais que impedir o povo de ficar infeliz na miséria em que vive.
Eu não digo não ao futebol, mas é um exagero a importância que lhe dão, que passa por cima inclusive do estado do próprio país.
Além do mais, gasta dinheiro, montes dele, por pessoas que correm atrás de uma bola... e parte do dinheiro vem do estado, que por sua vez vem dos impostos... olha eu gostava muito mais de ver o dinheiro empregue em Hospitais, escolas e melhor salário mínimo.

Portugal em declínio, Portugal a mirrar por dentro, e o que os adultos mais "responsáveis" pensam, é futebol >:

E isto é o que penso do futebol xD
É demasiada exagerada a importância dada. Especialmente porque, tecnicamente, se bem que quase ninguém deve saber, Hóquei, é onde somos melhores :v

Tiago Mendes disse...

Alfador,
Viva o hóquei!! xDD
Aqui na zona do Seixal, onde vivo, o Basquet é o desporto mais praticado e famoso, e logo a seguir está o hóquei!! ;)
O meu desporto preferido é o basquet, por isso...
E concordo plenamente contigo! ;)
Obrigado pelo comentário ^^

Anónimo disse...

Ola primo!!!

claro que nao poderia deixar passar este post... eu por acaso sou do benfica mas admito que em Portugal se dá pouca importância ás equipas que nao sao os três "grandes" (sim rgandes entres "s porque tanto podem ganhar com grandes mas perdem com muitos dos "pequenos".

acho que nao deves ficar embaraçado por dizeres que és do nacional afinal nao ficou tao mal classificado assim...

Outra questao que poderás fazer para discusao é porque é que o futebol reina sobre todos os outros desportos... por exemplo a vanessa fernandes ganhou o triatlo e nao se vê aberturas de telejornais com isso... eu pelo menos nao vi!!! enfim...para nao falar no rugby é claro (que quase nao dao importancia...so mesmo á seleçao e é pouco) =P

continua a postar!

;)

Anónimo disse...

Bem,até à bem pouco tempo era do porto,mas apercebi-me que
ser dos três clubes é um pouco "pobre".(não querendo ofender ninguém).
Apesar de tudo,também quero dar os parabéns ao Porto!!Se ganharam é porque merecem...

P.S-Espero que um dia destes(se possível a próxima reportagem)faças sobre Sonhos...Até à próxima!!

Anónimo disse...

Sou do porto, mas concordo com o que dizes.
Porque os outros são piores ou mais facos, nao deviam se gozados.
Mas não vejo nenhuma maneira de mudar isso...

Tiago Mendes disse...

Luis,
não é que tenha vergonha ser do Nacional, mas sim de responder á própria questão "De que clube és?"
Parece estupida...
Obrigado pelo comentário ;)

Tiago Mendes disse...

Patricia,
tens toda a razão!! E irei seguir essa sugestão ;)
Obrigado pelo comentário ^^

Tiago Mendes disse...

Ricardo,
o pior é mesmo o que dizes! Os melhores irão sempre gozar com os melhores. É um dos pontos que a intelig~encia humana ainda não conseguiu alcançar... :/
Obrigado pelo comentário! ;)

Patrícia disse...

Eu cá sou do Benfica.
Não é que não queira perder nenhum jogo de futebol,e só saiba ver jogos de futebol...senão não estaria aqui,estaria a ver um jogo qualquer...mas eu gosto.
Eu apoio o Benfica-tenho o equipamento,bandeira,cachecol-mas não me interesso muito em ver os jogos.
Só os mais importantes,vá...
Mas como o meu pai "está sempre a ver",eu confio nele,porque ele grita sempre «Golo!!!»quando a equipa que estamos a apoiar marca...
O teu post foi esclarecedor... ;)

Tiago Mendes disse...

Patricia,
"o meu post foi esclarecedor". Ah sim? Em que sentido, nem eu percebi! XD
Sorry...
Obrigado pelo comentário, e boa sorte com os jogos mais importantes do benfica ^^
XD

foryou disse...

Pois, é que o futebol é mais negócio que desporto. Às vezes até é daqueles negócios que raramente tomam banho e andam um bocado a dar para o sujinho.

Enfim...

Bom mas se és da Madeira... ok ok estás perdoado :P

Tiago Mendes disse...

Foryou,
futebol do que se pratica nas TV's já quase não é desporto, como tu dizes. O que se joga com os amigos, em que não existe dinheiro e criminalidade incluidos, já o é!
Comentário muito bom!
Obrigado ;)

Joana Monteiro disse...

Concordo contigo, não é regra pertencer ao 3 grandes, mas acho que foi lindo estarmos todos unidos no eur 2004, foi um dos melhores tempos da minha vida :)
Bjs

Tiago Mendes disse...

Joana,
foi realmente muito bom, vivermos o Euro 2004! de facto, também um dos melhores momentos da minha vida! ;)
(mas muuuuuuuuuito longincuo do melhor) XD
Obrigado pelo comentário ^^

Anónimo disse...

Tiago, deves ter-te enganado...

O sporting esta em primeiro!

LOLOLOLOL xD

Tiago Mendes disse...

Catarina,
nisso tenho a certeza que não me enganei!! XD
Obrigado pelo comentário ;)

Sei que existes disse...

Acho que cada um deve e tem o direito (por enquanto!)de optar simpatizar com o clube de futebol que quiser!
E isto aplica-se ao futebol, a qualquer outro desporto ou outra situação!...
O que não se deve ser mesmo, é mau despostista, mau perdedor, mau colega... Há que saber estar numa boa onda e numa má onda também!...
Beijinhos

Clara Ferreira disse...

Eu disse que a minha opinião era semelhante à do Alfa XD
Contudo eu comecei a dizer não ao futebol quando vi as pessoas a levarem-no como uma religião e a agredirem-se verbalmente umas às outras por causa dele. Nesses momentos eu olho para a discussão e começo a ver uma barra de QI a descer a pique. :X

Tiago Mendes disse...

Sei que existes,
há mesmo que saber estar numa boa onda e, ao mesmo tempo, ter liberdade de escolha! ;)
obrigado pelo comentário ^^

Tiago Mendes disse...

Clara,
lembro-me quando eras fanática do sporting... :X Viva o Bolöni!! XD
mas tens razão. Sou do nacional apenas para não dizer que não sou de nenhum. E porquê? porquê o quê?! Já nem sei o que pergunteia mim mesmo... :X
Obrigado pelo comentário XD

Alexandre disse...

Geralmente as pessoas têm um pequeno clube do coração e depois acumulam com um dos três grandes. Acho que vem da educação, dos pais, da tradição.

Quanto a mim sempre tenho no princípio de cada época um clube por quem torço além do Sporting. Geralmente é um dos clubes pequenos, seja V. Setúbal, Beira Mar, Nacional... Acho que temos necessidade de pertencer a uma «tribo» em vários aspectos da vida: cultura, desporto, sociedade, música, literatura...

Um abraço!!!

Unknown disse...

O futebol para mim é um espectáculo e não um desporto já que não o pratico. Para um pequeno grupo é um bom ou mau negócio. Mas temos que reconhecer que ás vezes é bonito ver como alguns artista tratam a bola. É pena já não podermos ver outras equipas (alémdo 3 grandes) a jogar entre si e outos desportos na TV em sinal aberto. As audiências mandam...
Achei que o post do Ricardo Rocha foi muito genuino e sintetiza tudo o que disseste (só não sei é se ele percebeu) - se o nosso clube é o melhor, paciência...

Tiago Mendes disse...

Alexandre,
acho muito giro fazeres sistema rotativo de clubes a cada época! ^^
Continua com os bons comentários! ;)

Tiago Mendes disse...

José,
é realmente pena não vermos em sinal aberto de TV outros jogos se não dos 3 grandes! mas é realmente bom, em contrapartida, ver os grandes jogadores jogarem como eles sabem.
Obrigado pelo comentário ;)

NightmareGK13 disse...

Alfador concordo plenamente contigo, e ainda mais com o post do Tiago. Peço-te desde já desculpa pela maneira de como reagi da primeira vez que me disseste de que clube eras.
mas alfador tenhgo de discordar contigo, a meu ver (sou benfiquista de nascença) o futebol a meu ver gera conflitos, e não server muito para distrair o povo da miseria em que vivemos mas sim quase que para reanimar esses sentidos o unico jogo que vi e que realmente me fez esquecer disso tudo foi o de ontem a noite dos all-stars (uma comedia autentica)
Luis mendes também concordo contigo quando dizes que se da pouca ou até mesmo quase nenhuma importância aos clubes pequenos. ora vejamos somente quando um grande ganha a um pequeno é que se da importância.
bem já e tarde enquanto escrevo este comentário por isso passem todos bem!

Tiago Mendes disse...

NightmareGK13,
obrigado pelo teu comentário, que se mostrou bastante interessante! ;)